A tríade de geração de resultado

Ponto comum entre empresas que conseguem gerar bons resultados é o equilíbrio entre saber o que é prioridade e sucesso (OKR), saber se organizar e atuar de forma ágil, e saber alocar e gerir bem suas iniciativas (Gestão de Portfólio).

Essa tríade quando bem sincronizada e executada se torna uma alavanca de resultados.


Muitas empresas comunicam bem os seus OKRs, se organizam de forma ágil, mas são ausentes na gestão de portfólio. Dessa forma, é comum ver times com o backlog desequilibrado e desbalanceado com os horizontes esperados ou com interdependências que elevam o leadtime a meses ao invés de semanas.


Por outro lado, tem empresas que são minuciosas na gestão dos seus projetos, monitoram todas etapas e recursos, porém se organizam e atuam no modo comando e controle. Por conseguinte, os times acabam tendo baixa ou nenhuma autonomia para alterar ou substituir iniciativas e boa parte dos KRs são medidos através de entregas, as quais não necessariamente irão gerar os resultados esperados.


E, por último, é comum ver empresas que dedicam muito tempo na construção e definição dos OKRs, mas não atualizam a sua forma de se organizar e de atuar, mantendo vivo modelos funcionais e tradicionais de gestão de projetos.


Portanto, a sincronia entre OKRs e as frentes de Agilidade e Gestão de Portfólio é condicionante para geração de resultados. A ausência de uma enfraquece as outras, e essa conjunção equilibrada é que vai determinar o sucesso de cada uma dessas frentes.


#okrs #agilidade #gestaodeportfolio #resultados


Quer tornar a gestão da sua empresa mais ágil?

Adote um modelo de gestão ágil que promova cultura de alta performance focada em resultados, inovação e colaboração. Entre em contato para ajudarmos a sua empresa a desenvolver o modelo de gestão das empresas do Vale do Silício.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo