top of page

As 4 fases de construção do plano anual de estratégia e planejamento de empresas de tecnologia


Setembro é o mês em que muitas empresas começam a se organizar para construir o plano de 2023. Momento para se avaliar os resultados correntes e para se fazer escolhas que irão nortear as diretrizes do próximo ano. Entretanto, é muito comum surgirem dificuldades e desencontros nesse processo, muito em virtude da falta de orientação. Aqui compartilho 4 fases que podem suportar a construção desse plano:


Fase 1:


1.1) Estratégia: Inicie o plano com uma profunda discussão sobre a estratégia. Revisite a missão, a visão e os valores. Confirme que eles de fato traduzem os desafios e a cultura da empresa. Questione divergências. Dê clareza sobre a proposta de valor e defina os pilares estratégicos que irão viabilizar a sua entrega. Por fim, desenhe a flywheel de crescimento (Turning the Flywheel, Jim Collins 2019), entenda quais os gatilhos do sistema e qual a relação de causa e efeito entre cada um.


1.2) Portfólio: Divida as unidades de negócio, defina os temas estratégicos e produtos de cada unidade e distribua-as dentro de 3 horizontes de inovação. Equacione essa distribuição de forma a garantir a sustentabilidade financeira do negócio (H1), o aproveitamento de oportunidades adjacentes (H2) e o desenvolvimento de novas soluções (H3).


Fase 2:


Ao definir a estratégia defina quais serão as métricas norteadoras do ano 2023 (North Star Metrics). Defina de 3 a 5 métricas que reflitam o crescimento e a sustentabilidade do negócio. Com base no portfólio, defina os OKR Tier 1 (estratégicos) que irão orientar e traduzir o sucesso do portfólio.


Fase 3



Posteriormente, compartilhe a estratégia e os OKR estratégicos com os times e crie um momento para que eles definam (com o apoio das lideranças) os OKR Tier 2 (Táticos e Operacionais) e o mapa de programas e projetos. Verifique se há necessidade de criação de novas equipes, de mudança no design organizacional, de aumento de headcount. Avalie as métricas de capacity e de eficiência dos times. Confirme que o sistema atende o desafio proposto.


Fase 4:

Por fim, planeje o calendário de cerimônias de acompanhamento e de revisão do plano 2023. Tenha clareza de que esse plano não é um documento estático e que ajustes de rota deverão ser feitos no decorrer do ano. Prepare a empresa para esses momentos. Faça de forma coordenada. Evite atropelos e ruídos de comunicação. Estabeleça uma frequência desejável de revisão para cada nível (portfólio, programas, projetos) de forma que todos permaneçam alinhados.


Recomendação: Tenha uma equipe 100% focada em coordenar e gerenciar todas essas fases.


Importante: Essas fases são uma grande simplificação de um processo maior, que certamente envolverá outras frentes e atividades, entretanto, de forma macro, nos ajudam a nortear grande parte do trabalho.


E a sua empresa, já começou a construir o plano de 2023?



Pensando em treinar a sua equipe para trabalhar com conceitos atualizados de estratégia e agilidade organizacional?


202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page