top of page
Logo Principal.png

CONTATO

Quer elevar a performance da sua empresa e trabalhar com conceitos atualizados de estratégia e gestão?

Entre em contato.

OKR não é para, OKR é para..

  • Foto do escritor: Mauricio Boesche
    Mauricio Boesche
  • 22 de mai.
  • 2 min de leitura

☝ Alinhar expectativas e entender para que serve..


O grande erro de algumas empresas é achar que OKR é a bala de prata para resolver todos os problemas de gestão.


Quando um executivo me procura pedindo apoio para implementar ou revisar a forma como está utilizando os OKRs, o primeiro passo que dou é alinhar expectativas em relação à metodologia e trazer clareza sobre sua real finalidade.



Resumo OKR não é para, é para..
Resumo OKR não é para, é para..


1️⃣ A primeira confusão que observo é usar os OKRs para listar TODOS os objetivos da empresa, de curto, médio e longo prazo. Já analisei casos de empresas com mais de 20 OKRs em um único trimestre.🤯 



A empresa pode (e deve) ter um portfólio robusto de frentes estratégicas, mas parte do desafio de ter uma estratégia é fazer ESCOLHAS. Os OKRs são a tradução dessas escolhas e, portanto, servem para comunicar PRIORIDADES, e não para listar todos os objetivos.



2️⃣ A segunda confusão é usar os OKRs para gerenciar projetos e iniciativas.



A essência dos OKRs é gerenciar RESULTADOS, ou seja, o valor ou o impacto gerado pelos projetos e iniciativas, que podem ou não produzir o resultado esperado.



Além disso, existem metodologias específicas para a gestão de projetos e iniciativas, como XP, Scrum e Kanban.



3️⃣ A terceira confusão é usar os OKRs para gerenciar a OPERAÇÃO.



Frases como: “Se não tiver no OKR, ninguém está olhando” fazem com que alguns OKRs tenham 10, 15 “KRs”, apenas para garantir que as pessoas estejam monitorando determinados números.



As chamadas health metrics (métricas de saúde do negócio) e as métricas de esforço, que acompanham a evolução das iniciativas, devem ser gerenciadas por meio dos KPIs (métricas de controle). Essas métricas têm como finalidade controlar a operação do negócio.



Já os OKRs dizem respeito à TRANSFORMAÇÃO. Servem para mirar naquilo que pode provocar inovação e disrupção, com foco em gerar resultados que levem a empresa a um novo patamar.



Portanto, KPIs e OKRs devem coexistir. Ambos são importantes, mas cada um com seu papel.



4️⃣ E, por fim, usar OKRs para avaliar desempenho INDIVIDUAL.



Esse ponto ainda vou explorar melhor em outros posts, pois é um tema denso e polêmico. Mas a origem da confusão está na falta de clareza sobre a diferença entre ESFORÇO e RESULTADO.



Quando essa diferença está clara, fica fácil entender que o OKR reflete um RESULTADO COLETIVO, gerado pela soma do ESFORÇO INDIVIDUAL de diferentes partes e agentes.



E isso muda completamente a forma de avaliar desempenho.



Certamente, existem outros pontos que também geram falsas expectativas sobre o que a metodologia OKR realmente se propõe a fazer. Mas esses são os que mais percebo nas conversas com as lideranças.


-------------------------------------------

Quer adotar ou evoluir a metodologia OKR na sua empresa?

Preencha o formulário abaixo e entre em contato.

 
 
 

Comments


bottom of page