top of page

OKR vs Estrutura Organizacional

Os OKRs devem seguir a estrutura organizacional. (Fake News) ❌

Prática comum e verdade absoluta para algumas empresas: espelhar a estrutura organizacional na gestão dos OKRs. Cada área com um OKR estratégico desdobrado em OKRs de times chegando, em alguns casos, ao controverso OKR individual.

Está errado seguir esse modelo? 🤔

Não. Ele sim pode funcionar em empresas com portfólio reduzido e com baixa interdependência entre áreas. Entretanto, a dor aparece quando novos produtos são lançados, novas unidades de negócio são criadas e novos times são montados.


💡Mais complexidade implica mais entropia e mais gargalos no sistema.


E como mitigar essa dor?


👉 Empresas maduras promovem a gestão dos OKRs colocando em primeiro plano as (north) star metrics, seguido dos objetivos de negócio e dos objetivos de desenvolvimento organizacional. Os times, por conseguinte, se organizam em ligas multifuncionais unindo forças para cumprir cada objetivo. Portanto, o sucesso de um OKR é o resultado conjunto de iniciativas dos times envolvidos. Ou seja, as atividades dos times são orientadas pelo OKR da liga e não por um OKR local, além disso, pode ocorrer de um mesmo time atuar em diferentes ligas que terão objetivos distintos.



Essa forma de se organizar mitiga drasticamente a formação de silos e gargalos no sistema. O processo de priorização das iniciativas passa a ser feito levando em consideração as restrições e demandas do sistema e não as vontades locais e individuais. Fracasso e sucesso são compartilhados e a empresa garante que não está celebrando (e remunerando) resultados locais que não se traduzem em resultados estratégicos.


☝Portanto, antes de espelhar os OKRs sobre a estrutura organizacional reflita o quanto esse desenho está estimulando a formação de silos e “engargalando” o sistema atual. Além disso, questione o quanto os resultados locais estão se sobrepondo sobre os resultados estratégicos. E, se possível, organize os OKRs de forma a endereçar os resultados estratégicos alinhando os recursos necessários para operarem de forma conjunta e compartilhada.



Precisando de ajuda para introduzir a metodologia OKR no seu negócio?


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page