top of page

OKRs não listam objetivos. OKRs comunicam prioridades.



Quando John Doerr fala em seu livro Measure What Matters (Avalie o que importa) que um dos superpoderes dos OKR é promover foco e comprometimento com prioridades, ele está sendo explícito sobre a necessidade de se fazer escolhas. Não fazer escolhas já é uma escolha e utilizar os OKR como ferramenta de listagem de todos os objetivos almejados é a escolha de não pôr em prática o maior dos seus superpoderes.


Toda empresa tem uma lista de ambições: crescer, monetizar, lançar novos produtos, duplicar times de tech, promover um atendimento de qualidade e escalável, reduzir bugs, aumentar a segurança, ser a marca mais lembrada, ser a melhor empresa para os colaboradores..e por aí vai. Almejar esses objetivos não é um problema. Priorizar todos ao mesmo tempo, é o que torna o desafio insustentável. Isso quer dizer que a empresa não deve perseguir todos esses objetivos? Não. Isso quer dizer que nenhuma empresa tem capacidade de executar todos esses objetivos ao mesmo tempo com a mesma intensidade e gerar bons resultados. Então, qual seria o número ótimo de objetivos estratégicos e táticos que uma empresa deve perseguir em cada ciclo de OKRs? Essa resposta vai depender da estrutura organizacional, do modelo de negócios, dos recursos e da capacidade de execução que a empresa possui. Porém, a recomendação básica que faço para empresas que estão começando a adotar OKRs é: 1 objetivo global + 1 objetivo estratégico por área funcional + 1 objetivo tático por equipe. Empresas com mais maturidade na metodologia e com boa capacidade de execução conseguem atribuir mais objetivos. Porém, se a empresa está começando, faça o básico. A essência da estratégia é escolher o que NÃO fazer. (Michael Porter) E a sua empresa, como tem priorizado os OKRs? #okrs #objetivos #metas #prioridades


Adote um modelo de gestão ágil que promova cultura de alta performance focada em resultados, inovação e colaboração. Entre em contato para ajudarmos a sua empresa a desenvolver o modelo de gestão das empresas do Vale do Silício.


450 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page