top of page

Resultado = Estratégia x Gestão

🔔 Vejo muitas empresas buscando a metodologia OKR como MEIO para se tornar uma organização “orientada a resultado”. Entretanto, vejo poucas tendo real clareza do que é resultado.



Toda empresa que opera em um ambiente de competitividade e de escassez de recursos (financeiro e humano), idealmente, precisa fazer escolhas. Qual modelo de negócio adotar, onde atuar, quais clientes alvo perseguir, qual proposta de valor entregar, quais alavancas de crescimento estimular (flywheel), qual estratégia de precificação praticar, ou seja, ela precisa fazer escolhas que vão orientar todo o planejamento seguinte. Isso é estratégia .


Uma vez feita essas escolhas, essa empresa precisará organizar os processos que vão permear a execução do planejamento e alocar pessoas com capacidades técnicas que atenderão a esses processos e que tenham atitudes e comportamentos alinhados à cultura dessa organização. Isso é gestão.



Resultado é a multiplicação desses dois fatores: Estratégia x Gestão, onde escolhas refletem a estratégia, e os processos e pessoas refletem a gestão.



Portanto, é comum vermos ambientes de escolhas certas, mas com processos desorganizados não darem resultado. Ou processos eficientes, mas com escolhas erradas também não gerarem resultado, e escolhas certas com processos coordenados, mas com pessoas erradas também não dando resultado.


🗝 O ponto chave aqui é entender que resultado não é uma soma, mas sim uma multiplicação de fatores e que a ineficiência de um fator é suficiente para inviabilizar o resultado do todo.



As escolhas da estratégia são de responsabilidade da alta liderança (nível 1 estratégico). O grande papel de um executivo, portanto, é fazer escolhas e dar direcionamento. Já os processos são em maior responsabilidade da média e baixa liderança (gerentes e coordenadores). Esses têm o desafio de organizar processos e de traduzir o direcionamento da alta liderança (Nível 2 coordenação). E as pessoas, essas precisam ser acompanhadas, avaliadas e desenvolvidas a partir de um modelo de gestão de desempenho que contemple competência técnicas e comportamentais (Nível 3 Operação).



Esses 3 níveis: Estratégico, Coordenação e Operação precisam ser igualmente trabalhados e evoluídos de forma contínua para que a equação do resultado se multiplique.


🤔 Reflita e pergunte-se: 


➡ O resultado da minha empresa não está acontecendo em virtude da ineficiência de qual(is) fator(es): Escolhas, Processos, Pessoas? 


➡ Estamos, de fato, trabalhando e evoluindo os 3 níveis: Estratégico, Coordenação e Operação?


➡ Como a metodologia OKR está sendo empregada na evolução dos 3 níveis?



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page