top of page

Uso das métricas na metodologia OKR

Dúvida recorrente nas empresas que estão começando a adotar a metodologia OKR é como diferenciar KR de KPI e qual o papel das health metrics e das star metrics na construção do modelo.


O frame abaixo pode ser utilizado para organizar e para comunicar essas diferenças:



Health Metrics (Métricas de saúde): Aqui temos todas as métricas da empresa que podem ser úteis para avaliar a saúde do negócio em diferentes dimensões e que ajudam tanto os executivos quanto os times a tomarem decisões com base em dados.


KPIs - Key Performance Indicators (Métricas de Controle): Essas métricas precisam ser monitoradas de perto e devem ser mantidas em certos parâmetros ótimos de controle. Normalmente, é através dessas métricas que as lideranças discutem os "trade offs" e comunicam onde elas estão dispostas a perder performance em detrimento de um impacto efetivo na mudança de patamar de um KR.


KRs - Key Results (Métricas de Sucesso): Essas são as métricas que traduzem o sucesso dos objetivos e que deverão apresentar uma mudança significativa de patamar. Quanto maior o número de KRs, maior será o esforço multidirecional das equipes, o que pode resultar em sobrecarga, falta de foco e impacto negativo nos resultados. Portanto, é importante ser assertivo e realista na escolha e na quantidade dos KRs para cada objetivo.


Star Metrics (Métricas Estelares): As star metrics são as grandes "estrelas guia" do negócio. Normalmente, são definidas através de um conjunto de 3 a 5 métricas que irão definir o sucesso global do ano da empresa. Receita, Ebitda, NPS, Usuários Ativos.. são alguns exemplos. E essas métricas poderão estar vinculadas a um dos componentes do Bônus (ICP).


Esse é um resumo prático. Mas com certeza variações e adaptações são necessárias e permitidas para melhor adequação a diferentes tipos de modelo de negócio.


#okr#métricas#dados


Precisando de ajuda para introduzir a metodologia OKR no seu negócio?


Entre em contato!

20 visualizações0 comentário
bottom of page