Gestão dos OKRs: Expectativa vs Realidade
- Mauricio Boesche
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

Expectativa de toda empresa que adota a metodologia OKR é desdobrar objetivos e resultados nos níveis de empresa, time e indivíduo, contemplando assim os três níveis de gestão: Estratégico, Tático e Operacional.
A empresa define os grandes objetivos de negócio; cada time estabelece seus objetivos locais, que contribuem para o nível estratégico; e cada pessoa define seus objetivos individuais, alinhados aos níveis tático e operacional.
Trata-se de uma fórmula tradicional, aparentemente simples, representada por um modelo vertical e funcional de gestão.

Entretanto, a realidade mostra que os grandes desafios de negócio não se desdobram de forma vertical e funcional para os times, mas sim de maneira transversal, formando uma grande matriz de resultados.
O que permeia os times são diferentes processos, que são alimentados pelas entregas dos indivíduos e, somados, contribuem para o nível estratégico.

O sucesso local de times e indivíduos torna-se irrelevante quando o sucesso de um processo não é alcançado, já que esse processo é essencial para viabilizar o atingimento de um objetivo estratégico.
Essa mudança na forma de gestão dos OKRs impacta tanto a maneira de gerenciar resultados, quanto a forma de gerenciar o desempenho das pessoas.
O sistema passa a ser visto de forma transversal e conectada, em que o sucesso dos processos se torna mais importante do que o sucesso isolado de um time ou indivíduo.

Nas minhas consultorias recentes, tenho incentivado fortemente a migração para esse modelo de gestão.
Além de priorizar o foco em resultados estratégicos, esse modelo reduz drasticamente a formação de silos e a competição interna por recursos, ao mesmo tempo em que estimula o alinhamento e a cooperação entre as áreas.
Naturalmente, nem toda empresa está pronta para migrar para esse formato de gestão, pois isso exige ajustes na cultura organizacional, na forma de avaliar resultados e desempenho, e nos mecanismos de pagamento de bônus e PLR.
Mas os resultados, sem dúvida, surpreendem.
Comments