top of page

Esforço ou Resultado: O que você está medindo?

Foco em RESULTADO é o que muitas empresas buscam e essa é a base que norteia a dinâmica dos OKRs. Porém, na busca desses resultados muitas acabam confundindo o que de fato é resultado e o que é esforço para se atingir o resultado.




Podemos definir ESFORÇO como sinônimo de iniciativa, um conjunto de entregas, projetos e atividades que compõe a melhor APOSTA para se atingir determinado objetivo. Tratamos esforço como aposta, porque esforço não garante resultado. Podemos ter 100% dos KPIs de esforço atingidos e nenhum resultado.




Por outro lado, RESULTADO é sinônimo de mudança. Resultado é simplesmente a melhor tradução quantitativa de um objetivo e é através do resultado que promovemos a mudança. Na metodologia OKR essa mudança é medida através dos KEY RESULTS (resultados-chave).




Historicamente, boa parte dos modelos tradicionais de gestão tratam performance como esforço, ou seja, times que entregam muito são times com boa performance. Entretanto, esse é um dos grandes paradigmas que a metodologia OKR quebra: performance não é medida de esforço, mas sim de resultado.




Ter clareza dessa distinção é fundamental para se ter sucesso com os OKRs. Caso contrário, seguiremos tratando esforço como resultado.


E você, sabe o que está medindo?



OKR Empresas: Adote um modelo de gestão ágil que promova cultura de alta performance focada em resultados, inovação e colaboração. Saiba mais aqui.

223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page